Cuidados a ter com a pele negra no Verão

Olá rainhas!

Não adoram estes dias de sol sensacionais? 🙂

As vantagens de ter pele negra, são maravilhosas 😉 Por causa da quantidade elevada de melanina, que serve como um filtro solar, a nossa pele é mais resistente ao Sol.  Quanto mais escura, menos probabilidades de lesões na pele. Mesmo  assim não estamos imunes a possíveis estragos na nossa pele. Os riscos são menores mas existem. Sofre também menos com o chamado  foto-envelhecimento (envelhecimento da pele, por exposição excessiva ao sol).

bronzeado

1-  O uso de um protector solar é fundamental nesta altura, porque a pele tem predisposição à hiperpigmentação.  Como a quantidade de melanina é maior na pele negra  ela precisa ser mais protegida que as outras, para não pigmentar demais.  A recomendação é de, no mínimo, um factor de protecção solar 15, que protege contra a degeneração do DNA das células e deve ser usado diariamente.

34751011_1_640x640 (2).jpg

2- Eu não dispenso o óleo bronzeador  mas vou alternado com uma loção de protecção baixa, SPF 6 (em baixo)  No entanto só ponho o óleo bronzeador das 9 horas da manhã até ao meio dia. Para não “fritar” ao sol.  Depois uso a loção ou creme com  protecção solar 15 (em cima) ou SPF 30. Se ficar na praia o dia todo vou alterando e  só volto a por óleo bronzeador depois das 16 horas. Todo o cuidado é pouco.

 

3- No rosto evita usar óleo bronzeador mas sim usar um creme próprio para rosto e com protecção solar no mínimo SPF 30. A pele do rosto é muito mais sensível que o resto do corpo. Tem que ser bem protegida.  A pele escura costuma ser oleosa, mas isso não é regra. Pessoas negras também podem ter pele normal, mista e até mesmo seca. A mulher negra tem a pele mais oleosa nas zonas do rosto, clavícula, peito e ombros. Por esta altura do ano,  torna-se muito mais oleosa e em certas mulheres, a produção de óleo é excessiva. Com isso vem o acne e prurido na pele. É preciso limpar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente com sabonetes líquidos, para evitar a formação de cravos e espinhas. Sempre que podes, limpa e tonifica estas zonas. Anda com toalhitas na mala. Evita usar produtos com base de óleo para não agravar o problema.

 

4- Nos braços e pernas, a nossa pele fica ressequida e acinzentada tanto no clima frio como em clima seco. Deves esfoliar os braços e as pernas (o corpo) pelo menos duas vezes por semana. Após o teu duche, usa sempre um bom hidratante ou creme gordo para melhorar o aspecto áspero e ás vezes escamoso. Devido às suas características únicas, a pele negra deve ter atenção específica.

Em baixo, as minhas escolhas de eleição, ano após ano.  Deixam a pele hidratada, cheirosa e com um aspecto acetinado, principalmente o da Nivea que ajuda a realçar o bronzeado.

 

b6cfaa507535de9d788152a4ea31e397

 

Protege o que mais tens de bonito. A tua pele.

Beijinhos! 🙂

 

Author: África vaidosa

Abomino a indiferença entre as pessoas. Eu sou eu. Com algumas falhas mas com muitas coisas boas.

Ajudou-te?

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s